resumo do filme história de saúde publica do brasil
321 palavras
2 páginas
O filme inicia com o surto de várias epidemias, logo depois, podemos perceber a indignação por parte das pessoas pobres ao falar sobre como fica a situação dos mesmos quando ficam doentes. Eles deixam claro que desde antigamente havia dificuldade para as classes mais baixas conseguirem tratamento e auxilio nas doenças.No começo do século XX os pobres só dispunham de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja. Os ricos tinham os seus doutores. Em 1904, Oswaldo Cruz propôs a política da quarentena, vacinação obrigatória e a limpeza dos cortiços. Porém, inúmeras pessoas se revoltaram com essa decisão e assim iniciou-se a revolta da vacina com o apoio de militares positivistas. Era de grande interesse controlar as doenças, pois prejudicavam a produção e a exportação do café, para se manter boas relações comerciais com o exterior, além de manter a política de imigração.
Alguns anos depois Eloy Chaves implanta uma lei que através da mesma os ferroviários obtiveram direito à assistência médica e aposentadoria.
Em 1930 Getúlio Vargas toma posse da presidência e implanta a centralização e unificação da saúde criando os pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões em substituição dos CAP’s e os recursos dos mesmos foram usados pelo Governo para desenvolvimento da industrialização do Brasil. .Foi criado em 1966 o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) com aunificação dos IAP’s, por isso foram construídos novos hospitais com o aumento donúmero de leitos.
Na década de 80 o movimento da reforma sanitária organizou a VIIIConferência Nacional de Saúde propondo a criação do Sistema Único de Saúde. Em1987 houve a criação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde e em 1988 coma Constituição houve a criação do SUS