resenha
A busca por uma melhoria na Saúde Publica sempre foi um assunto muito discutido no mundo e disso que se trata o filme Políticas de Saúde No Brasil, que conta como aconteceu essa evolução até os tempos de Hoje. O filme revela a evolução das políticas de saúde no Brasil, aponta como ela se desenvolveu com a história, resaltando os meios que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias, Pensões (essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esse serviço de saúde aos seus funcionários) até a implantação do SUS.
O que o filme tem como foco inicial é como a saúde se implementava, no decorrer do início do século XX, o filme em si demonstra a reformas sanitarias que era o foco e a força do Estado,naquela época,o filme demonstra a crueldade como o (Estado) obrigava a população a se submeter aos interesses do capital, numa ação policialesca, o governo entrava na residências da população e agiam com muita violência, tratavam a saúde como questão
“ policial” sem nenhum tipo de ação educativa, com isso a população foi ficando cada vez mais indignada, no decorrer do século. Mas através da participação popular, a relação se inverteu graças a Constituição de 1988( promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil) um direito do cidadão e um dever do Estado.
O filme em si conta a Historia também de como surgiu os planos de saúde, isso ocorreu por iniciativa do governo,o estado implantou a saúde privada no pais, onde só quem pode utilizar era a classe media. esse sistema se criou para responder as falhas que a saúde publica deixava no pais.
Devido a manifestações populares e pressão sobre o Estado, se cria um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública, o SUS(Sistema único de saúde). Antes, saúde pública era apenas para os incluídos,que correspondiam as classes