Fundamentos da adiministração
(Material exclusivo para acompanhamento das aulas baseado na literatura citada no rodapé)
1 Entendendo as organizações.
1.1 As Organizações A sociedade humana é composta de organizações que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas. Serviços como água, saúde, energia, segurança pública, alimentação, diversão, educação, etc. depende das organizações. Tudo acontece por meio de organizações; são as organizações que executam, de uma forma ou de outra, quase todas as atividades na sociedade moderna. As organizações complexas constituem um dos elementos mais importantes nas sociedades atuais. As pessoas nascem em hospitais, são educadas em escolas, trabalham em uma ou outra organização e, de acordo com sua participação em atividades político-religiosas, com frequência, ocupam lugares em organizações. Em resumo, os membros das sociedades modernas tiram grande parte de sua satisfação material, social e cultural de organizações.
1.2 Definição de Organização
Denominamos organização:
- “um grupo de pessoas que se constitui formalmente para atingir objetivos comuns”
- “é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum.”
-“um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos)”.
Incluem-se nestas definições empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações culturais, partidos políticos, sindicatos, clubes, condomínios, cooperativas, famílias, organizações não-governamentais, associações de classes profissionais, corporações militares, associações de moradores de bairro etc. Quase tudo, portanto, é feito pelas organizações. Existem organizações lucrativas e organizações não-lucrativas.
Vale lembrar que as organizações podem romper-se e desaparecer a qualquer momento, pois são sistemas imperfeitos, inventados e operados por pessoas, mas