Breve resumo da historia da saúde publica
Com a epidemia se agravando cada vez mais no Rio de janeiro, a secretaria de saúde nomeou Oswaldo Cruz como diretor. Cruz criou uma vacina contra a varíola e junto com o governo a tornou-se obrigatória e fiz um projeto de saneamento para o longo do tempo. Porém não deu satisfação ao povo mais pobre, o que ocasionou a revolta da vacina. A guerra contra a vacina não adiantou muita coisa, a vacina continuou sendo obrigatória no Rio de Janeiro.
Já em São Paulo, o Doutor Emílio Ribas tomou uma atitude diferente para combater as epidemias. Convivendo com as pessoas infectadas ele provava que a febre amarela não se contraia só pelo fato de estar junto da pessoa. Para acabar com as epidemias Emilio Ribas, fez a implantação de saneamento em Santos, assim evitando que as epidemias voltassem.
Em 1917 os operários industriais de São Paulo e do Rio de Janeiro, entraram em greve. Com tanta pressão em dos operários São Paulo, o governador fugiu para o interior. Com muitas coisas acontecendo acabou surgindo epidemia da gripe espanhola em 1918 e somente em 1919 que os grevistas fizeram acordo com os patrões e voltaram ao trabalho. m 1922 no Rio de Janeiro, os tenentes se revoltaram e tomaram o Forte de Copacabana. E em 1923 O deputado Eloi Charles, criou uma lei que regulamenta os caixas de aposentadoria e pensões, que irão ser financiados pelas empresas, trabalhadores e pela união. Fazendo com que os trabalhadores tenham menos tensão em se aposentar. E a lei também beneficia o trabalhador a ter assistência médica privada.
Já em 1924, a coluna Preste relatou que São Paulo, sofria com a revolta dos tenentes que tinham como