RESUMO: RUMO À SOCIEDADE MUNDIAL DO GÊNERO HUMANO de ( COMPARATO, FÁBIO K. Rumo à Sociedade Mundial do Gênero Humano? Separata do boletim de Ciências Econômicas: Coimbra, 2008)
CURSO DE DIREITO- DISCIPLINA CIÊNCIA POLÍTICA
Deborah Lais Menezes Bezerra
RESUMO: RUMO À SOCIEDADE MUNDIAL DO GÊNERO HUMANO?
Santarém-PA
Novembro/2012
Deborah Lais Menezes Bezerra
RESUMO: RUMO À SOCIEDADE MUNDIAL DO GÊNERO HUMANO?
Santarém-PA
Outubro/2012
O autor começa o texto afirmando a partir da descoberta do continente americano pelos europeus, houve uma rápida intensificação das relações entre todos os povos do mundo. O ponto de partida para essa disseminação das relações entre os povos do mundo se deu no final do sec. XIV antes cada “comunidade humana” achava ser o centro do universo e desconfiava e desprezava os demais.
Entre 1405 e 1522 ocorreu a primeira viagem de circunavegação do globo terrestre, após o acontecido, todas as civilizações passaram a obter, contato permanente uma com as outras. A nação portuguesa contribuiu decisivamente para se estabelecer relações entre os povos, ou seja, como disse Camões “novos mundo ao mundo”, e através das diversas expedições pelo mundo provou que a Terra é redonda.
O surgimento do capitalismo, tido como primeiro movimento “moderno”, fruto da consequência das grandes navegações e do mercantilismo, foi fator indispensável para a ocorrência das relações entre os mais variados grupos humanos,
A rápida aproximação dos povos está relacionada a duas transformações técnicas causadas pelo sistema capitalista. A primeira é a agilização dos meios de transporte ( em meados dos séculos XVIII). A segunda a partir do século seguinte, relacionada com o encurtamento de distancias através da comunicação, iniciando pelo telégrafo até chegar à internet.
O grande objetivo do capitalismo é a construção de um mercado mundial unificado. Como frutos do objetivo capitalista estão à homogeneização cosmopolita (vida econômica e de aspectos culturais). Dessa