Resumo RH
DE
RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Autor: Professor Luiz Paschoal Marra
1. INTRODUÇÃO
É desnecessário encarecer a importância das relações humanas em todos os setores de atividade das pessoas, especialmente no trabalho. Diz-se especialmente no trabalho, porque este curso visa um aprimoramento de cada um para produzir mais, custar menos, render mais, poupar-se mais (e poupar também os outros), pelo tratamento adequado, dentro de uma organização de trabalho. Relações Humanas - significa ligar, unir, por em contato, de modo humano (este adjetivo já deve dizer tudo); e entre seres humanos; todo o relacionamento é feito em bases de seres inteligentes, guiados pela razão, possíveis de entendimento, através de princípios racionais e da compreensão e aceitação mútuas etc.
Para isto, ajuda bastante o conhecimento ao menos rudimentar dos princípios da civilidade e boas maneiras, conhecimentos estes, muito eficazes para se ser "mais humano".
Relações humanas compreende a intenção entre pessoas e grupos, que produzam alguma influência. É a ciência e a arte de obter e conservar a cooperação e a confiança entre pessoas ou grupo. É a arte de dizer a verdade com educação. Este estudo vai abranger aspectos físicos (relativos ao corpo, à apresentação pessoal., ao ambiente, meios... ), aspectos psicológicos (simpatia. inteligência, memória), aspectos sociais (costumes, grupos) e técnicas (de reuniões, de vendas, no uso do telefone... ).
2. O INDIVÍDUO O fato que faz existir o relacionamento é o encontro das pessoas, mas o relacionamento será bom ou ruim. dependendo das circunstâncias, do modo como se processa esse encontro.
A pessoa é, portanto, o pré-requisito do relacionamento e por pessoa entende-se aqui o ser consciente e responsável. capaz desta interação (relacionamento) e da influência prevista.
Tudo o mais além da pessoa, embora possa contribuir muito para o êxito de um bom relacionamento é