Resumo representação profissional
Sendo a sociedade um ente em constante mutação e consequentemente também os são seus anseios, vez por outro nos deparamos com conflitos entre interesses distintos tendo em vista a individualidade de cada membro do grupo social.
Tendo o Estado como função a construção e manutenção do bem comum em uma sociedade justa e equilibrada, com o fim do feudalismo e advento do regime democrático no qual o poder emana do povo, deparou-se com a necessidade imperativa de organizar-se de forma a cumprir suas atribuições através da delegação deste poder a alguns, surgindo com isso a representatividade política, onde o povo se governa por intermédio de seus eleitos ( aos quais foram delegados a representação para o exercício do poder ).
Voltando a mutabilidade da sociedade, a representação política caiu na descrença do corpo social, trazendo como consequência que os representados buscassem alternativas que julgassem mais legítimas de representação. Com isso, grupos sociais ungidos de objetivo específico e comum, mobilizam-se de forma organizada constituem grupos de pressão na busca destes interesses, surgindo com isso outras formas de representação, e dentre estas a REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL a qual nos remete a associação de classes de trabalhadores e ao surgimento do sindicalismo (a partir do séc. XIX ) quando estes passaram a organizarem-se em defesa de interesses comuns.
O presente trabalho tem como objetivo adentrarmos um pouco mais no assunto: REPRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS e ainda, em virtude da carreira a qual nos ingressamos, utilizarmos a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, como exemplo para um melhor entendimento do assunto, que agora passamos a discorrer um pouco mais detalhadamente....
...CONCLUSÃO
Com o final da apresentação do tema, concluímos que a OAB, em alguns momentos, tenta e as vezes consegue, representar o interesse de seu grupo profissional, o qual tem sido acometido por um crescimento vertiginoso fato este que pode trazer como