Resumo na comunicação científica - estudo da metodologia
ANÁLISE SE DISSERTAÇÃO
“A função do resumo na comunicação científica: uma comparação entre resumos tradicionais e estruturados”
Trabalho apresentado à disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento: teoria e métodos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte
2014
AZEVEDO, André Ricardo de; OLIVEIRA, Marlene de. A função do resumo na comunicação científica: uma comparação entre resumos tradicionais e estruturados. 2011. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
O objetivo da dissertação foi analisar o desempenho dos resumos quanto a representação do conteúdo relevante do texto original do qual ele foi condensado. Ela foi defendida por André Ricardo e Azevedo, no ano de 2011, sob a orientação de Marlene de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG.
A relevância da pesquisa foi o fato do autor perceber que, devido ao grande volume de informação, é necessário que os métodos de comunicação científica apresentem muita qualidade. O papel do resumo é de extrema importância no processo de pesquisa bibliográfica, uma vez que, é com ele que o pesquisador irá decidir sobre a leitura completa de um artigo. Na prática, o autor, através da leitura de alguns estudos, pode ver eu nem sempre o resumo representa todos os aspectos relevantes dos seus respectivos artigos. E foi por essas motivações que ele resolveu analisar os resumos de dois periódicos de alto prestígio na Ciência da Informação e, assim, comprovar ou refutar as impressões que ele teve sobre a questão da qualidade dos resumos.
Partindo dessas reflexões, a indagação norteadora do trabalho foi a seguinte: os resumos estruturados apresentam, em relação aos resumos informativos, um maior grau de