Resumo reflexoes ind. gaucha
A Evolução Recente da indústria Metalmecânica do
Rio Grande do Sul, 2001/ 2005 O artigo esta dividido em duas partes distintas. Na primeira etapa, será proposto verificar o desempenho do setor metalmecânico no período de 2001 a 2005, de tal maneira que se possa comparar se realmente o setor de transformação do estado é quem esta fomentando o desenvolvimento da indústria. Entretanto, na segunda etapa, procura-se demonstrar a rigidez da indústria metalmecânica com relação a outras empresas do setor industrial do Rio Grande do Sul. Nesta análise será utilizado o método diferencial-estrutural.
Diante dos resultados, o autor tem o objetivo de mostrar e esclarecer os efeitos do aumento de produção da indústria metalmecânica, levando em consideração os avanços tecnológicos do setor.
No ano de 1999 as exportações retornaram a crescer, e com uma vasta experiência no setor agroexportador contribuiu para que houvesse uma alavancagem na procura por produtos industriais, com ênfase no setor metalmecânico agrícola.
Segundo o autor, a ligação destas atividades pressupõe que o crescimento de um setor esta diretamente ligada ao outro.
Em 2001 houve uma desaceleração mundial nas industrias, isso por motivos não pertinentes ao setor metalmecânico. Porem no Rio Grande do sul se deu um aumento na produção de tratores e equipamentos agrícolas, estimulados por programas governamentais. Desta forma o setor metal mecânico gaúcho fechou o ano com crescimento.
Entretanto 2002 começou melhor para o setor metalmecânico, tanto o seguimento mecânico quanto o setor de material de transporte se mantiveram aquecidos, porem o único seguimento que não teve o seu desempenho positivo foi o da metalúrgica básica.
Já no primeiro semestre de 2003, a industria já se mostrava enfraquecida novamente. Mas a partir do segundo semestre do ano de 2003 o setor produtivo demonstrou uma reação positiva.
O ano de 2004, no entanto, foi o mais prospero do período analisado. Com um entrelaço