Resumo Referencial da Educação
Um documento que norteia sobre creches e pré-escolas no Brasil, explicando sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional, definiram os objetivos gerais da educação infantil e organizaram dos documentos de eixos de trabalho que estão agrupados em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
• Um volume relativo ao âmbito de experiência Formação Pessoal e Social que contém o eixo de trabalho que favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças.
• Um volume relativo ao âmbito de experiência Conhecimento de Mundo que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes
Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
APRENDER EM SITUAÇÕES ORIENTADAS
Atividades orientadas pelo professor permite que as crianças tenham conhecimentos amplos. Não pode ser organizada apenas pelo objetivo do professor, mas deve levar em conta a visão de mundo da criança e o saber dela sobre a importância de novas experiências e quanto podemos aprender com os erros na construção do conhecimento. O professor atua como um mediador entre a criança e o objeto de conhecimento, um parceiro nessa situação que ela pode se expressar, perguntar, responder, criar, etc. Deve ser respeitado o jeito de cada criança, etnia, crença e costumes. O ambiente tem que ser confortável e não discriminatório. Deve haver interação entre crianças da mesma idade para que possam trocar as novas experiências e se socializem. O professor tem que garantir a individualidade de cada aluno e a diversidade.
INTERAÇÃO SOCIAL
A interação social é umas das práticas mais importantes do professor para o desenvolvimento de aprendizagem das crianças. O