Resumo quimo
TECIDO MIOCARDIO É DESTRUIDO EM REGIOES DO CORAÇAO DESPROVIDO DE DE UM SUPRIMENTO SANGUINEO EM GERAL O VENTRICULO ESQ.
CAUSA REDUÇAO DO FLXO SANGUINEO
HIPOXEMIA DURANTE OS EPISODIOS DE ISQUEMIA MIOCARDICA DECORRE DA RELAÇAO VENTILAÇAO -PERFUSSAO ,SECUNDARIAS AO AUMENTO PRESSAO DIASTOLICA FINAL DO VENTRICULO ESQUERDO E A FORMAÇAO DE EDEMA INTERSISTICIAL E OU ALVEOLAR AGRAVANDO A ISQUEMIA MIOCARDICA AUMENTANDO A LESAO MIOCARDICA .
ALEM DA TAQUIPNEIA ,OPC TB PODE APRESENTAR PALIDEZ,SUDORESE FRIA E PEGAJOSA,TONTEIRA ,CONFUSSAO MENTAL,NAUSEAS E VOMITOS.
OS DIABETICOS ,DEVIDO Á NEUROPOTIA , NAO SENTEM ESSA DOR TAO INTENSA .
75% A 85% DOS PCS APRESENTAM DOR TORACICA COMO SINTOMA PREDOMINANTE E PODE SER ACOMPANHADA DE IRRADIAÇAO P MEMBROS SUPERIORES E PESCOÇO E POR OUTROS SINTOMAS ASSOCIADOS,TAIS COM: DISPNEIA,NAUSEAS E VOMITOS.
ECG- É BOM DIAGNOSTICO - AVALIAÇAO ELETRO-FISIOLOGICA DO CORAÇAO , DEVE SER REALIZADO EM MENOS DE 10 MINUTOS DA APRESENTAÇAO DA EMERGENCIA E É O PROCESSO DECISORIO INICIAL EM PCS COM SUSPEITA DE IAM. COMO O ECG PODE SER INESPECÍFICO NAS PRIMEIRAS HORAS, É IMPORTANTE AVALIAR TRAÇADOS SERIADOS. EM GERAL SE HOUVER AUMENTO CARACTERISTICOE DIMINUIÇAO GRADUAL DA TROPONINA OU AUMENTO E DIMINUIÇAO MAIS RAPIDOS PARA CREATINA QUINASE FRAÇAO -MB (CK-MB) ASSOCIADOS A: SINTOMAS ISQUEMICOS; DESENVOLVIMENTO DE ONDASQ PATOLOGICAS NO ECG OU ALTERAÇOES ELETROCARDOGRAFICAS INDICATIVAS DE ISQUEMIA ( ELEVAÇAO OU DEPRESSAO DO SEGMENTO ST).
MARCADORES BIOQUIMICOS DE LESÃO MIOCARDICA - LESAO DA MEMBRANA DO SARCOLEMA DOS MIÓCITOS DECORRENTAS DE NECROSE PROMOVE LIBERAÇAO DE MACROMOLECULAS INTRACELULARES P CIRCULAÇAO. AS PRINCIPAIS SAO: CPK-CREATINO FOSFOQUINASE,TGO- TRANSAMINASEOXALOGLUTAMICA,DLH-DESIDROGENASE LÁCTICA,MIOGLOBINAE TROPONINA.
CPK - IMPORTANTE ENZ REGULADORA DA PRODUÇAO E DA UTILIZAÇAO DOS FOSFATO NOS TECIDOS CONTRATEIS MAS NAO É ESPECIFICA P O DIAGNOSTICO DE LESAO MIOCARDICA - A CK-MB ELEVA SE EM 4 - 6 DIAS APOS O