Resumo Questões de Arte - Cristina Costa
Uma das características mais importantes da arte é a emoção e o prazer que ela desperta. Chama-se prazer estético aquele que resulta da sua composição e harmonia, é apreciado através da contemplação ou fruição.
A beleza que caracteriza a obra de arte deve vir de dentro de um observador, sob a forma de uma entrega ou fruição emocionada. Ela depende da habilidade do artista em expressar uma idéia e em nos despertar a emoção própria da beleza. Pode ser transmitida, por exemplo, com imagens fortes e até desagradáveis em sua aparência. Exemplo: Quando a autora do livro Questões da Arte cita que quando pequena, considerou uma imagem do jornal de seu pai como feia, e com o tempo, depois de experiências e aprendizados ela se tornou sensível à emoção que a imagem transmitia. Os objetos artísticos para serem percebidos como arte e apreciados esteticamente, têm que, de alguma forma, fazer parte do universo cultural de quem os percebe e os aprecia. Exemplo: Quando Steve Fossett tentava dar a volta ao mundo em um balão, acabou tendo que pousar, sem combustível, em um pequeno povoado da Índia. Os habitantes que jamais tinham visto um balão e não falavam inglês, pensaram que aquele objeto colorido e com luzes era um templo religioso enviado pelos deuses. Para sentir emoção é preciso que a obra artística tenha a ver com sua sensibilidade. Esta depende da idade, da cultura e de tudo que diferencia uma pessoa da outra. A beleza vem da emoção que temos diante de uma obra de arte quando percebemos o que o artista tenta transmitir.
Para continuar lendo o resumo da obra, clique em mais informações:
O belo corresponde tanto a uma emoção despertada como a uma correspondência a uma idéia transmitida, a emoção do belo depende de vários fatores, como a cultura e nossa geração.O prazer que a arte desperta vem da forma das coisas, do seu som, do colorido e da maneira como nós percebemos essas