Resumo psicologia
- As pessoas em geral têm a “sua psicologia”.
- é que as pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica.
- a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
- a ciência e o senso comum se aproximam e se afastam – pag 19-
- todos, ate mesmo os cientistas, estão subordinados a influencia do senso comum já que vive em sociedade e essa é a que mais emprega essas “teoria” cotidianas.
- é necessário sim, o uso do senso comum por parte dos indivíduos já que o cotidiano seria difícil tendo que explicar de forma cientiefica e comprovada tudo que ocorre ao redor.
- O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo
- Leva um certo tempo para que o conhecimento mais sofisticado e especializado seja absorvido pelo senso comum, e nunca o é totalmente
- Não da para sobreviver so de senso comum, é necessário a intervenção da ciência para explicar e questionar fatos a procura de sua solução para melhorar a vida de todos.
- A ciência tem ainda uma característica fundamental: ela aspira à objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim, tornarem-se válidas para todos.
- A diversidade de objetivos da psicologia se dá por:
1) Ser uma ciência recente, assim não apresenta ainda sólidos objetivos, alem das teorias serem não estarem acabas.
2) Como a psicologia estuda o homem, quem faz as teorias e pesquisas é o próprio homem, assim há uma influencia na pesquisa em relação ao comportamento do mesmo.
3) Ser uma ciência que abrange diversos fenômenos