Resumo psicologia organizacional
Grupo
Podemos definir “grupo” como um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras, e percebem-se como um grupo.
A um grupo, podemos apontar características como o tamanho, que é ilimitado devido ás possibilidades de mútua interação e perceção consciente.
Meros agrupamentos de pessoas não podem ser enquadrados na definição de “grupo”, pois uma vez que não interagem não se percebem como grupo, embora tenham consciência umas das outras. Por sua vez, equipas de trabalho, setores de departamentos, estão perfeitamente enquadrados no conceito de “grupo” pois detêm de interessem comuns.
Tipos de grupo em organizações
Dentro das organizações podem ser considerados dois tipos distintos de grupos, grupos formais e grupos informais.
Grupos Formais
Podemos definir grupo formal como o grupo que é deliberadamente formado pelos dirigentes, com o objetivo de desemprenharem tarefas específicas relacionadas com o objetivo da organização.
Dependendo da sua duração, os grupos formais podem ainda ser divididos em dois subtipos, os grupos formais permanentes e os grupos formais temporários. Por grupos formais permanentes entendemos entidades como diretores de uma empresa, grupos de indivíduos que proporcionam serviços especializados á organização do trabalho, etc.
Os grupos formais temporários representam, por exemplo, os grupos de trabalho criados para uma determinada missão.
Grupos informais
Os membros de organizações são formalmente incumbidos a exercerem apenas certas atividades com o objetivo de desempenharem as suas funções na organização. Devido ao facto das necessidades de cada individuo irem além das necessidades mínimas referentes á execução das tarefas, cada individuo procura satisfazer algumas dessas necessidades através do desenvolvimento de uma série de relacionamentos com os outros membros da organização.
Se a ecologia da área de trabalho e os horários permitirem,