Resumo psicologia organizacional
1315 palavras
6 páginas
O comportamento humano é determinado pelos estímulos que este recebe constantemente, cada estimulo tem uma conseqüência conforme a intensidade das sensações causadas e a capacidade da percepção de cada individuo. As sensações são causadas por estímulos físicos como, visão, audição, olfato, paladar e tato. A forma como cada um codifica tais estímulos são denominados como percepção. Estes estímulos e formas de codificação proporcionam a cada pessoa uma forma diferente de vivenciar as situações, afetando cada um de um modo particular, criando efeitos comportamentais e visões da realidade particulares a cada um. Não podemos deixar de comentar que cada experiência perceptiva tem como relevância os fatores sociais, como cultura, crenças, valores, limitações ambientais, família e educação. Todos nós sofremos a cada minuto uma overdose de informações, não importando sua origem ou meios pelos quais as recebemos, baseado no que foi dito antes essas informações serão selecionadas e organizadas de forma a determinar certo significado conforme os fatores de percepção relevantes a cada um determinando assim o comportamento.
Como a mente processa essas informações?
Bom, podemos determinar que as informações sensitivas conforme vão chegando as nossas mentes a percepção já vai se encarregando de ordenar e codificar as mesmas baseados em sistemas pré-definidos como nossas crenças e valores, facilitando a assimilação. Essas codificações ou traduções das informações são chamadas de gestalts.
Dentro da psicologia de Gestalt existem alguns fenômenos que são chamados de figura-fundo e fechamento.
O primeiro fenômeno citado figura-fundo, refere-se à capacidade que a mente tem de dar formas aos estímulos externos ou internos minimizando as diferenças entre a figura e o fundo mantendo a integridade de um todo, o exemplo mais claro citado no texto refere-se a “insatisfação do subordinado e suas reclamações, contra as pressões exercidas sobre a pessoa que ocupa o cargo liderança “, essa