resumo psico interventivo
De: Valéria Barbieri
O Psicodiagnóstico Interventivo é um procedimento clínico que consiste em efetuar intervenções já no momento de realização de entrevistas e aplicação de testes, oferecendo ao paciente devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final.
Este estudo visa aprofundar a análise das bases epistemológicas e metodológicas do Psicodiagnóstico Interventivo de orientação psicanalítica por meio do exame de seus fundamentos teóricos, técnicos e éticos, visando solidificar sua posição como método de investigação científica.
Dentre as características comuns à Psicanálise e ao Psicodiagnóstico Interventivo, destaca-se em primeiro plano a indissociabilidade entre investigação e intervenção.
...alguns dos conhecimentos mais penetrantes sobre a condição humana foram produzidos como efeito do trabalho de ajudar terapeuticamente os pacientes.
...ao invés de buscar uma explicação única para vários eventos, o psicanalista deve encontrar múltiplas explicações para eventos únicos e, acrescentamos, em um caso específico, integrá-las, organizá-las e experimentá-las nas intervenções dirigidas ao paciente.
Embora o Psicodiagnóstico Tradicional (Ocampo, Arzeno e Piccolo, 1987) integre conceitos da Psicanálise para a compreensão do material produzido pelo paciente na entrevista e testagem, o processo se torna incongruente já que o método psicanalítico não é acatado.
A integração entre Psicologia e Psicanálise no Psicodiagnóstico Interventivo permite apreender o que existe no indivíduo de mais criativo, original e singular, a significação que ele atribui à experiência, conforme construída no contexto de um estilo de ser em desenvolvimento mediante o relacionamento com o outro; assim, vai além da ênfase na adaptação à realidade.
...tanto o referencial teórico kleiniano quanto o winnicottiano, por recuperarem a concepção de um