APS de Neurofisiologia Esclerose Multipla
Pacientes com Esclerose Múltipla
original
doi: 10.4181/RNC.2013.21.784.7p
Difficulty In The Neuropsychological Evaluation of Patients With Multiple Sclerosis
Sabrina Martins Barroso1, Sonia Beatriz Felix Ribeiro2, Maria Cristina
Itagiba Fonseca3, Débora Prado da Silva4
RESUMO
ABSTRACT
Objetivo. A avaliação neuropsicológica pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes com transtornos neurodegenerativos, mas ainda enfrenta problemas com a escolha e a qualidade dos instrumentos, especialmente ao avaliar patologias específicas, como a Esclerose Múltipla (EM). O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados e as dificuldades enfrentadas ao realizar a avaliação neuropsicológica de pacientes com EM atendidos em um ambulatório público de uma cidade do interior de Minas Gerais. Método. Aplicação de bateria de avaliação neuropsicológica em 24 pacientes com
EM. Resultados. A maioria dos pacientes apresentou algum déficit nas funções executivas, especialmente na memória ou na capacidade motora. O processo de avaliação evidenciou a dificuldade para utilizar provas de longa duração em pacientes que sofrem de fadiga crônica e para obter material validado específico para avaliar pacientes com EM.
Conclusões. É necessário avaliar os pacientes no período da manhã, com instrumentos menos extensos e também avaliar o estado emocional dos pacientes com EM.
Objective. Neuropsychological assessment can assist in the diagnosis and treatment of patients with neurodegenerative disorders, but still faces problems with the choice and quality of the instruments, especially when evaluating specific diseases such as Multiple Sclerosis
(MS). The aim of this paper is to present the results and the difficulties faced when conducting neuropsychological assessment of MS patients from an outpatient clinic of a public city in Minas Gerais.
Method. Application of neuropsychological assessment