resumo prova b.c.
Bourdieu defende a existência do poder simbólico, mediante o qual classes dominantes são beneficiarias de um capital simbólico, disseminando e reproduzido por meio de instituições e práticas sociais, que lhes possibilita exercer o poder.
Foucault, os mecanismos de normalização têm como ponto de fixação imediato os corpos dos individuos localizados no interior dos espaços institucionais precisos ( hospitais , cadeias ). Para Foucault os espaços a serem ocupados, controla o tempo em que individuos realizam suas atividades ...
Resumo prova Bruno ...
Propor uma teoria interacionista do desvio: é este o principal objetivo de Howard S. Becker no livro Outsiders. Quarenta e cinco anos depois de sua primeira edição em língua inglesa, surge a primeira edição brasileira da já clássica obra do sociólogo norte-americano, que insiste em traçar sua genealogia a Everett Hughes, Robert Park e William Thomas, entre outros grandes nomes da Escola de Chicago.
O livro é um marco nos estudos sobre desvio, efetuando importantes deslocamentos de foco: da ideia essencializada de "crime" para o termo desvio, que supõe uma relação social; do foco no indivíduo para o foco nas relações, que produzem regras e exigem seu cumprimento; da naturalização das regras para a produção social das mesmas e os processos de imposição de rótulos sobre os que são designados como desviantes.
Ao longo dos dez capítulos do livro, Becker nos leva a conhecer usuários de maconha, músicos de casas noturnas, "quadrados" e empreendedores morais, todos esses "tipos" sendo agentes em processos que produzem carreiras, estilos de vida e visões de mundo que não deixam de ser reais por serem socialmente construídos. O mundo social, ou melhor, os mundos sociais concebidos por