Resumo Prova Marketing Turístico
O marketing atua com funções administrativas, como planejamento, organização, liderança e controle. E como área da administração, o marketing serve para dar suporte técnico, conceitual e humano para auxiliar a conquista dos objetivos pessoais ou organizacionais, e o turismo surge fazendo uso de todas essas ferramentas.
Marketing só é feito quando o cliente é percebido, quando seus desejos e valores são compreendidos e, a partir deste momento, toda organização passa a agir em função de servir esse cliente. Missão do marketing: desenvolver relações duradouras, satisfatórias e lucrativas.
O lucro é mostrado, de forma inteligente, como uma consequência de um bom trabalho, e não o único e principal objetivo das instituições.
Churchill e Peter, pensam o marketing como um universo de trocas, e todos os dois lados ganham quando se pensa no processo inteiro de venda e consumo de um produto.
Marketing é o processo pelo qual se planeja e executa a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de ideias, bens, e serviços que estimulam trocas para satisfazer metas individuais e organizacionais (American Marketing Association, 1995).
“Composto de marketing”, ou “marketing mix”, “4Ps”: Produto, Preço, Praça (Ponto de Distribuição) e Promoção.
Segundo Krippendorf, o marketing turístico é a adaptação sistemática e coordenada da política das empresas de turismo, tanto privadas como do Estado; no plano local, regional, nacional e internacional, visando à plena satisfação das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo, com isso, um lucro apropriado.
Mercado turístico pode ser entendido como o encontro e a relação entre a oferta de produtos e serviços turísticos e a demanda, individual ou coletiva, interessada e motivada pelo consumo e uso destes produtos e serviços.
Para Kotler, marketing turístico é um conjunto de atividades que facilitam a realização de trocas entre os diversos agentes que atuam, direta ou indiretamente,