O que é eleição?
Eleição no Brasil.
No Brasil, apenas os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se o primeiro colocado não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (não computados os brancos e os nulos). Nas eleições municipais, não haverá segundo turno se a cidade tiver menos de 200 mil eleitores.
A história da eleição.
Nem sempre o povo escolheu diretamente seus representantes aqui no Brasil. Durante grande parte da nossa história, os cidadãos indicaram representantes para escolher os governantes. Era chamado o voto indireto.
As mulheres só conquistaram o direito de votar em 1932, quando foi criada uma nova legislação eleitoral. Foi também no inicio dos anos 30 que o voto passou a ser secreto, depois da criação do Tribunal Superior Eleitoral dos Tribunais Regionais eleitorais.
A importância do voto.
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem