Resumo Pronto Novo
1,2Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Neste trabalho foi utilizado o programa IPIwin para modelar os dados disponibilizados em tese da porção oriental da Bacia Sedimentar do Araripe, localizada na região sul do Estado do Ceará do ufc-lgpsr, para verificar o uso do programa.
Os dados da tese tinham como objetivo a caracterização Geológica, para conhecimento das diversas litologias que compõem a estrutura do solo, topo rochoso e perfil geológico de certa região, que inclui área e profundidade.
O método geofísico utilizado pelo autor foi o da Eletrorresistividade, sendo a técnica de aquisição dos dados implementada a Sondagem Elétrica Vertical (SEV). Sendo adquirida 10 estações distribuídas sobre a região.
O método de eletrorresistividade é fundamentado a partir de injeções de corrente elétrica artificial em pontos da área investigada (por eletrodos metálicos), onde se determina a resistividade elétrica aparente dos materiais em pontos da subsuperfície. O espaçamento entre os eletrodos externos é aumentado progressivamente, sendo a profundidade de investigação diretamente proporcional. Deste modo, é possível medir as variações de resistividade aparente do subsolo em diversos níveis de profundidade.
O programa utilizando as informações dadas proporcionou dois gráficos, um correspondia a cada um dos 10 SEV’s e outro mostrava o resultado geral da estação em estudo. O IPIwin usou como base as 3 linhas, sendo a primeira linha com 3 estações, a segunda linha com 6 estações e a terceira com apenas 1 estação, adotou-se interpretações provenientes dos procedimentos de modelagens, que seguiu a inversão usando a técnica Schlumberger. Tomando por base foi possível discriminar os 10 SEV’s da área de estudo em outros 3 diferentes grupos que se distinguiam através dos resultados encontrados de forma qualitativa.
Foi observado que a Bacia Sedimentar do Araripe possui uma variedade significativa de