Resumo Primo Basílio capitulo 7 ao 16
Capítulo VII
Luísa encontra com Ernestinho ele a contava da peça que estava quase pronta ele tinha mudado o final nessa versão o marido perdoa a mulher adúltera.
Luísa vai se encontrar com Basílio e alerta que estão se vendo demais Basílio se ela não quiser mais vê-lo, tudo bem mas quando Luísa estava saindo Basílio a encheu de beijos. Luísa já em casa repara que Basílio a ama menos que antes Basílio não a tratava com respeito como Jorge.
Essa mudança no comportamento de Basílio reflete em um outro momento eles discutem Luísa começa a se sentir humilhada.
Luísa recebe uma carta de Jorge declarado saudades a ela ela responde entrega a carta para Juliana e Juliana a entrega uma carta de Basílio que pedia o perdão de
Luísa e afirma que a ainda a ama.
Luísa não sabe o que fazer não sabe se ia ou não encontrar com Basílio ela acaba indo eles discutem mais uma vez e Luísa rompe tudo ele implora e Luísa reata o que havia acabado de terminar.
No dia seguinte Basílio pareceu romântico como antes com direito de cesta de lanche e champanhe.
À noite Luísa e Juliana vão à casa de Leopoldina mas ela havia ido ao Porto.
No dia seguinte Luísa no caminho para o Paraíso ela encontra o conselheiro
Acácio ele conta do seu livro esse contratempo fez que Luísa chegasse atrasada no encontro com Basílio mas ele já havia ido embora Luísa então ordena ao coupé que fosse para hotel central Basílio não estava lá Luísa volta irritada para casa.
Era 3 horas da tarde Luísa ao ver a casa desarrumada chama a atenção da criada estressada Luísa manda Juliana embora ela bate no peito e diz que so irá embora se quiser afirma que nem todos os papeis foram parar no lixo, ela tinha as cartas que a Luísa escrevia ao amante depois dessa afirmação Luísa desmaia.
Capítulo VII
Luísa vota a si Joana diz que Juliana estava mal Luísa deseja-lhe a morte pois
assim