Resumo primeira parte da carta de atenas
DE novembro de 1933
Assembléia de CIAM
Primeira parte - generalidades
A Cidade e sua Região
A) A cidade é só uma parte de um conjunto econômico, social e político que constitui a região
No que diz respeito a Carta de Atenas , é o crescimento urbano, uma aglomeração onde seu limite acaba quando cmeça o limite de outra aglomeração. Divisões criadas pela agua e morros criando um contorno natural. O plano da cidade é só um dos elemntos do todo constituído pelo plano regional.
B) Justapôs ao econômico, ao social e ao político, valores de ordem no introduzem no debate de ordem individual e coletiva. A vida só se desenvolve se conciliada com dois principios que regem a personalidade hunana: o individual e o coletivo. O homem que não consegue viver sozinho por se sentir desarmado e por isso liga-se espontaneamente a um grupo, sem segurança nada construiria, tendo uma vida isolada de outros seres humanos, somente se sentindo protegido de certa forma, contra a violência, fome e doença, sente vontade de melhorar sua moradia e satisfazer sua vontade de ter uma vida social. Colaborando direta ou indiretamente com a sua vida fisica e espiritual.
Grupos que tem seus empreendimentos de forma sabia, tem uma vida melhor na sociedade ao contrario de quem sente preguiça, se tornando estupidos e criando rivalidades.
C) Essas constantes sofrerão influência do meio: geografico e topográfico, situação ecpnômica e política.
Papeis conseideravéis no destino dos homens são representados pela geografia e a topografia. O sol como comandante e montanhas e colinas para modelar uma sensibilidade determinando uma mentalidade.
D) Em segundo lugar, da situação econômica. Os recursos da região, contatos naturais ou artificiais com o exterior...
A economia da riqueza ou pobreza é uma das grandes forças da vida, que determina o progresso ou a regressão, ela condiciona as variações que traçam a historia da aldeia, da cidade ou do país. Tudo é movimento, e o econômico,