comparativo de sistemas toyota
O artigo detalha todo o Sistema Toyota de produção, desde sua criação e até mesmo sua implantação em uma empresa Automotiva situada em Botucatu, expondo as condições antes e depois da implantação do sistema.
A derrota do Japão para os Estados Unidos na segunda guerra mundial deixou o Japão em ruinas divido ao lançamentos de várias bombas atômicas. Após essa derrota o Japão passou por reformas e fez com que surgissem estudos para recuperar a economia do país. Uma das formas utilizadas para salvar a economia e recuperar a soberania do seu povo, foi a organização da mão de obra focando na qualidade de seus produtos. Para isso foi criado um sindicato de cientistas e engenheiros com intuído de desenvolver as industrias no país, este sindicato conta também com ajuda de cientista s e engenheiros norte-americanos. A principal preocupação e também o foco principal dos japoneses era com a qualidade dos serviços prestados nas grandes industrias, um setor industrial de bastante relevância na economia do país foi o automobilístico, devido a sua capacidade de agregar e alavancar outros setores.
Os primeiros fundadores da Toyota Motors foram ousados quando fizeram visitas técnica as indústrias americanas, com as informações coletadas eles pegaram todo o processo de produção americana e reinventaram de forma melhorada, onde as falhas detectadas no sistema americano foram solucionadas criando assim o Sistema Toyota de Produção, esse novo sistema criado foi capaz de gerar excelentes resultados devida sua grande eficiência.
O Japão apresentava um cenário diferente dos Estados Unidos, com isso o modelo americano não se encaixava adequadamente a realidade do Japão, com um pequeno mercado consumidor, pouco capital e matéria-prima, e com grande número de mão de obra, as grandes indústrias fizeram diversas mudança no sistema tradicional, tornando-o mais eficiente.
O modelo de gestão apresentado além de ter influência de grandes