MARKETING VERDE
Ednelson Pereira dos Santos
Flávio Anselmo Gonçalves Rodrigues
Graucilene Ferreira Rodrigues
1. Introdução
Com a necessidade das empresas mostrarem para os seus clientes que possuem preocupações com o meio ambiente os profissionais de marketing começaram a atuar de forma “ecológica”, dando origem ao termo Marketing Verde.
No final da década de 80, e mais intensamente na década de 90, começaram a ocorrer eventos para controle das degradações ambientais que as indústrias vem causando no planeta, a Conference on the Changing Atmosphere 1988, IPCC's First Assessment Report 1990, Eco-92 no Rio de Janeiro, Protocolo de Kioto 1997, entre outros eventos importantes. Desde então a sociedade mundial começou a “ouvir” com mais frequência sobre ecologia, desmatamento, sustentabilidade, poluição. O Brasil atualizou sua legislação ambiental e florestal, além de mostrar evolução na fiscalização e penalização dos transgressores. Diante disso a sociedade começou a se preocupar mais com o meio ambiente e as empresas em mostrarem para os seus clientes que estão procupadas com o planeta. A pergunta é: “ será que as empresas, com suas campanhas de marketing verde, realmente fazem um estudo técnico a respeito das propriedades ecologicamente corretas dos seus produtos e meios de produção?”
O objetivo desse artigo é informar a necessidade do questionamento técnico a respeito das informações ecologicas que as empresas fornecem sobre os seus produtos, meios de produção, transporte, armazenagem, origem da matéria prima, entre outros.
O desenvolvimento desse artigo é baseado em definições básicas de lógica e processos industriais de produção. Esse trabalho possui relevância, pois, auxilia no desenvolvimento da visão técnica em profissionais que possuem formação na aréa das ciências humanas.
2. Revisão teórica
2.1 Marketing
Marketing é a atividade, conjunto de