Encontro Nacional de Arquitetura Moderna
Foi fundado em 1928, cujo nome se refere igualmente à organização e aos congressos em si que foram organizando. Foi este grupo que impulsionou o Movimento Moderno na arquitectura.
A primeira reunião foi organizada por Le Corbusier e Gabriel Guévrékian em Paris no ano de 1928. Esta reunião tinha como objectivo, a divulgação da nova arquitectura que se estava a desenvolver na Europa, mais especificamente na década de 20 e, contou com a participação de grandes nomes da Arquitectura com o objectivo de a reger segundo novas regras e princípios.
Inicialmente, os CIAM anunciou que os seus objectivos seriam formular o programa contemporâneo da arquitectura, promover as suas ideias, publicitar a arquitectura moderna no meio técnico, económico e social e por fim, resolver os problemas arquitectónicos da época.
Os arquitectos nomeados para representar os CIAM defendiam que:
“o destino da arquitectura é o de exprimir o espírito de uma época. Eles afirmam a necessidade de uma concepção nova da arquitectura que satisfaça as exigências materiais, sentimentais e espirituais da vida presente”.
Assim, desde a sua formação, os CIAM enveredaram por realizações práticas desde trabalhos colectivos, discussões, resoluções até às publicações.
A criação dos CIAM (Congrés Internationaux d’Architecture Moderne) pode ser considerada como o marco inicial do período “acadêmico” do Movimento Moderno, sucedendo o período de vanguarda, ou período heróico. A iniciativa partiu de Hélène de Mandrot, uma mulher que aspirava o papel de mecenas da Arquitetura Moderna. Em seu castelo em La Sarraz, Suíça aconteceu a primeira reunião, em 1928. O objetivo, exposto por Le Corbusier era
…dar à arquitetura um sentido real, social e econômico… e estabelecer os limites dos seus estudos.
Na verdade, Corbusier e Gropius, após os insucessos do movimento que criaram nos concursos internacionais, sobretudo aquele da Sociedade das Nações, em Genebra,