Fachineiro
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP
Instituto de Física Gleb Wataghin
F 609 – Tópicos em Ensino de Física I
1º Semestre de 2013
Relatório Final de Atividades
Efeito Peltier-Seebeck: gerando eletricidade por diferença de temperatura.
Data: 10/06/2013
Aluno: Luis Carlos Kakimoto RA 880521
Email: l880521”@” dac.unicamp.br
Orientador: Prof. Dr. Abner Siervo (IFGW)
Email: asiervo ”@” ifi.unicamp.br
Coordenador: Prof. Dr. José J. Lunazzi (IFGW)
2
1 – Resumo:
Esse trabalho apresenta um conjunto de experimento simples para demonstrar o efeito Peltier-Seebeck , a saber a geração de diferença de potencial a partir da diferença de temperatura.
2 - Introdução
Denominamos por efeito Seebcek a geração de eletricidade a partir da diferença de temperaturas. O efeito inverso, ou seja, a geração de diferença de temperatura a partir de eletricidade é denominada efeito Peltier. E usual aos livros científicos se referirem a ambos os efeitos como duas faces de um mesmo fenômeno denominado de efeito Peltier-Seebeck.
O efeito Peltier-Seebeck tem grande utilidade em diversos processos industriais, como por exemplo, no controle e estabilização térmica dos laser semicondutores utilizados em telecomunicações.
Esse projeto tem por objetivo demonstração a geração de eletricidade a partir de uma diferença de temperatura.
O experimento em um conjunto de 03 experimentos:
O primeiro experimento consiste na confecção de um termopar conforme mostrado na Figura 1 [1] [2]. O termopar é construído a partir de duas junções de metais distintos (por exemplo, Cobre e Ferro). Essas junções são coladas em contato com líquidos em temperaturas diferentes (como agua gelada e agua quente), a diferença de temperatura entre as junções faz surgir uma diferença de potencial nos terminais A e B das junções. Essa diferença de potencial é indicada através de um medidor.
Figura 01 – Termopar
Uma segunda montagem com vários termopares associados para gerar uma