Resumo Precursores da Teoria econ mica Jorge
O consenso da Teoria Econômica de forma sistematizada, iniciou se com o trabalho dos fisiocratas na França, mais publicada com a Obra do escocês Adam Smith com A RIQUEZA DAS NAÇÕES, em 1776. Anteriormente a atividade de econômica era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço juto, em SÃO Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas. Que no século XIX, a ciência econômica era conhecida como Econômica Política, designação que tendeu a desaparecer a partir do início do século XX.
2.2 Precursores da Teoria econômica
2.2.1 Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeiras referencias conhecidas à Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384 – 322 a.c.), encontramos também considerações da ordem econômica nos escritos de Platão (427 – 347 a.C.) e de Xenofonte (440 – 335 a.C.).
2.2.2 Mercantilismo
A partir do século XVI observa se o nascimento da escola econômica:
O mercantilismo, com alguns princípios de fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas, acumulando metais preciosos, aumentando o poder e tendo o aparecimento de relatos da moeda.
2.2.3 Fisiocracia No século XVIII, os fisiocratas em uma escola francesa sustentavam que a terra seria a única fonte de riqueza, para a felicidade dos homens. O trabalho de maior parte foi do Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles. Pode se dizer que o Tableau Économique de Quesnay está na origem do sistema de circulação monetária input-output criado no século XX (anos 1940) pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard.
Para os fisiocratas, a riqueza se consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “Regras da Natureza”) em atividade