Resumo Precursores da enfermagem
CAMILA AURELIO
RESUMO: OS PRECURSORES DA ENFERMAGEM MODERNA
CURITIBA
2015
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
CAMILA AURELIO
RESUMO: OS PRECURSORES DA ENFERMAGEM MODERNA
CURITIBA
2015
OS PRIMORDIOS DA BUSCA DO BEM-ESTAR NAS CIVILIZAÇÕES CLASSICAS
Inicialmente na Grécia, o povo fazia diversas coisas para evitar as enfermidades, desde invocar os deuses para seu bem estar físico à regimes e tratamentos. Os deuses eram o apelo dos enfermos, eles iam aos templos e lá ficavam, entre os deuses que eram invocado estavam Apolo e seu filho Esculápio, os gregos agiam dessa forma pela crença.
Esculápio inicialmente era conhecido apenas na terra em que nasceu (Epidauro), mas logo ficou conhecido em toda a Grécia, pela afluência de doentes que vinham implorar a cura ao deus medico, quem participava dos cultos à ele perpetuava o pensamento grego de que o “medico deve respeitar a natureza e não se opor aos seus desígnios”.
Esculápio tinha três filhas também consideradas deusas da saúde: Higéia, conservadora; Panacéia, restauradora e Meditrina, preservadora. Haviam dois locais dignados para atender doentes, as xenodóquias, cujo hospedava e cuidava e o iatrion, onde o objetivo era apenas cuidas sem hospedar.
Nos ano de 460 a.C. nasce Hipócrates, que pode ser considerado como o revolucionário quanto ao cuidado dos enfermos, pois ele se desprendeu das divindades, e passou a notar que os sintomas eram reações do organismo á doença, mas que ela era natural e não sobrenatural, assim ele passou a estudar sobre os males, e repassar as seus discípulos que cada indivíduo deveria ser tratado a parte, dependendo do seu diagnóstico. Assim o raciocínio crítico e as observações clinicas passaram a fazer parte dos objetivos de atividade de Hipócrates e seus discípulos. Hipócrates desassociou as suspeições do cuidado dos enfermos e no lugar atribui rígido compromisso ético que é seguido até hoje. Hipócrates é considerado o Pai da Medicina,