A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
Aline de Nazaré Silva dos Santos
Alessandra Cardoso Rêgo
Profa. Ma Rose Martins Tavares
Universidade da Amazônia – UNAMA
Curso de Enfermagem (1ENFV-1/2) – Iniciação à Metodologia Científica
24/11/14
RESUMO
O trabalho em equipe, embora não seja uma exclusividade da Saúde da Família, representa um de seus principais pilares, ainda pouco discutido em pesquisas na saúde coletiva. A perspectiva da integralidade das ações favorece uma ação inter/transdisciplinar. Na construção do projeto de Saúde da Família, é necessário que o trabalho em equipe seja norteado por um projeto assistencial comum e que os agentes desenvolvam uma ação de interação entre si e com a comunidade. Para tanto, é imprescindível o desenvolvimento de uma prática comunicativa orientada para o entendimento mútuo. Esse artigo apresenta considerações preliminares sobre o trabalho em equipe na Estratégia de Saúde da Família sinalizando seus entraves e possibilidades na construção desse modelo assistencial.
Palavras-chave: Trabalho em equipe. Saúde da família. Modelo assistencial.
1 INTRODUÇÃO
1.1. Campo de Atuação
A razão que nós levou a escolha desse tema é por não se tratar mais apenas de um "programa" A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença.
1.2.Relevância do Tema
Tem como relevância e principal importância a família com objeto de atenção, entendida a partir do lugar de onde vive. Mais que uma delimitação geográfica, é nesse espaço que se constroem as relações intra e extrafamiliares e onde se desenvolve a luta pela melhoria das condições de vida, permitindo ainda uma compreensão ampliada do processo