PROJETO
PROJETO DE PESQUISA
BACHARELADO EM ENFERMAGEM 7º SEMESTRE
FERNANDA DE CARVALHO
GLEICE DE OLIVEIRA
A DOENÇA DE PARKINSON E O IMPACTO DA DOENÇA NA QUALIDADE DE VIDA
REVISÃO DE LITERATURA
JUNDIAÍ-SP 2015
FERNANDA DE CARVALHO
GLEICE DE OLIVEIRA
A DOENÇA DE PARKINSON E O IMPACTO DA DOENÇA NA QUALIDADE DE VIDA
REVISÃO DE LITERATURA
Trabalho de conclusão de curso, do Centro Universitário Padre Anchieta como requisito para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Prof. Silvia Oyama
JUNDIAÍ – SP
2015
A DOENÇA DE PARKINSON E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA
RESUMO
Existem muitas doenças degenerativas do sistema nervoso central, causadas por morte de células nervosas tais como: Esclerose, Alzheimer, e Doença de Huntington e Doença de Parkinson.
A Doença de Parkinson (DP) foi descoberta em 1817 por James Parkinson, sendo uma desordem neurológica degenerativa progressiva do sistema nervoso central, que acomete principalmente o sistema motor. É caracterizada por intensa perda de neurônios cerebrais dopaminérgicos predominantes na região nigra, ocorre sem nenhuma causa óbvia subjacente, podendo ser resultado de lesões prévias ou exposição a toxinas (STEIDL, at al, 2007).
INTRODUÇÃO
A DP atinge cerca de 1% da população com mais de 60 anos, mas há registros de casos raros genéticos onde a doença se manifesta mais cedo (BRAVO, 2006).
Os principais sintomas ou manifestações são: tremor em repouso (geralmente iniciando nas mãos), rigidez muscular, lentidão e supressão dos movimentos voluntários, alterações posturais e até mesmo outras doenças relacionadas como depressão, comprometimento da memória, alterações do sono, demência e outros distúrbios do sistema nervoso autônomo (CAMARGOS, at al, 2004).
Atualmente existem duas abordagens