resumo pre-socraticos
Mitos:
Sempre ouvimos falar sobre mitologia, mais os mitos para gregos era uma forma de conhecimento, considerando essa afirmação posso falar em uma um pensamento mítico que seria um tipo de explicação a realidade do momento, como por exemplo, explicar a natureza, surgimento do mundo e etc.
Essa explicação pelo mito tem um discurso fantasioso, com apelo a Deuses, cultos e sacrifícios, para os gregos, os Deuses que regia o destino do homem, o universo e nada poderia ocorrer sem a permissão dos mesmos ex: Ares o Deus da guerra, Poisedon o Deus dos mares. Esse pensamento, mas posso chamar de narrativa mítica não era de um indivíduo, mais de uma coletividade onde tudo que se tinha era os mitos como explicação para o que rodeavam os gregos.
Pensamento filosófico:
A semente do pensamento filosófico surge entre o século VII e VI a.c, pelo uma insatisfação com o modo de explicação ou pensamento mítico, e desse ponto de partida surgi o LOGOS (razão), ou melhor, o modo de pensar racional onde mudaria a forma de explicar as coisas, o mundo. No entanto não ouve um fim do pensamento mítico, e nem poderia pelo simples fato que não se muda a cultura de um povo da noite para o dia. Enfim começa a surgir da filosofia, como ponto de partida da desse novo modo de pensar, porem a outros fatores que tiveram importância relevante, como fatores econômicos, agrícolas e começo de uma política.
Esse começo da filosofia tem como sistema de estrutural, o seguinte um caráter critico, a procura de um arque (principio) para o mundo, razão e busca de uma explicação as coisas da physis (natureza).
Os naturalistas pré-socráticos:
Tales de Mileto
Tales viveu entre VII a VI a.c, poder ser considerado como uns dos” primeiros filósofos” teve uma vida política, e sua tese de acordo com ele próprio, seria que o principio de mundo, das coisas seria a água, mais não essa água que bebemos, por que para ele essa água seria das uma manifestação,