Resumo pré-socráticos
Direito
Filosofia
Docente: André Holanda
24/03/2012
Lucilo dos Santos Varejão
Resumo sobre os Pré-Socráticos
Em toda a história da humanidade encontramos em todas as partes do mundo homens que são chamados de sábios. Os próprios gregos já tinham escritos que registraram a passagem de vários desses homens no decorrer da sua história, mas foi nas colônias gregas da Jônia que surgiram os primeiros filósofos. No princípio eles não foram diferenciados dos outros sábios. Como todos os outros eles eram dotados de grande saber teórico e prático, mas só quando começaram a questionar os mitos e crenças populares com o uso de especulações racionais, foi que o mundo se deu conta do surgimento de algo totalmente novo.
Inicialmente as especulações racionais desses sábios se focaram no mundo natural, a physis, portanto os primeiros filósofos foram chamados de físicos. O que os gregos perceberam foi a diferença entre physis e nomos, que poderia ser visto como o contraste entre a ordem natural e a ordem humana. Mas esse contraste não foi observado tão facilmente por esses homens, pois para eles as regras e costumes que eles tinham na sociedade eram tão importantes e imutáveis quanto as leis da natureza, e só por causa da dessacralização da sociedade grega que os sábios começaram a refletir sobre o nomos. Entrando em contato com outras culturas e povos, eles perceberam que suas leis eram diferentes, então chegaram à conclusão de que o nomos não é natural, ou imutável como eles pensavam, e sim produto da convenção humana.
Com o estudo do nomos, os sofistas se propuseram a educar os cidadãos a exercer adequadamente seu papel na sociedade. A técnica dos sofistas estava toda em seu discurso, que de acordo com registros, os tornava capaz de conversar sobre qualquer assunto. Em Atenas florescia o regime democrático, e com ele a vontade das pessoas de ascender politicamente, e para isso, eles tinham que ter a habilidade de dialogar, logo todos cobiçavam as habilidades que