resumo potyara
A aprtir da leitura de pereira podemos grosso modo, as seguintes caracterisitacas de uma politca lato sensu.
Em sua definição ela pode ser assim formulada:
Lato senso.: onde se procura reduzir a desigualdade, de forma a atingir a emancipação do individuo, atingindo não somente quem esta em extrema pobreza, mas quem também esta, desprotegido de outras políticas , como a cultura, educação, lazer, almeja que o sujeito entenda as políticas como direito e não mero favor.
A aprtir daí depreende-se que
Primeiro: ela se consagra a partir de 1988 com a constiuição conforme Pereira é uma “revolução no campo da proteção social brasileira”. Isto deve-se ao fato de ela apresentar um novo paradigma de rompimento com a antiga cultura conservadora base das relações patrimonialistas de nosso pais e que ensejam o paternalismo, clientelismo e etc.
Em segundo tal porcesso sócio histórico é complexo pois envolve no mínimo tres dimensões da sociabilidade humana: a racional, a ética e o civismo.....
Ela deve ser um processo racional porque : porque toda política de intervenção na realidade, assumida pelos poderes públicos, com o aval e controle da Sociedade, deve resultar de um conjunto articulado e discernido de decisões coletivas que, por sua vez, se baseia em indicadores científicos. Isso significa que a racionalidade dessa e espécie de política estão no fato de ela ser informada por estudos, pesquisas, diagnósticos e estar sujeita a permanente avaliação, especialmente no que se refere aos seus resultados e impactos (PEREIRA pg 4. 2006)
Sendo essa racionalidade um mecanismo metodológica, com uma linha de atuação comprometida com a efetivação de suas ações enquanto política social , ou seja estar pautada em “estudos, pesquisas, diagnósticos”, deixando de lado velhos costumes enraizados na pratica de políticas sociais no Brasil, como filiações partidárias,eleições e votos, a racionalidade aqui se apresenta como um meio sistemático para tomadas de