Escatologia
A palavra millennium vem do latim mille e annus que significa mil anos. Na Bíblia, o termo grego usado é chiliasm (quiliasmo). χιλιοι chilioi plural de afinidade incerta
1) mil ετος etos
1) ano
No capítulo 20 de Apocalipse encontramos a única menção de um reino milenial de Cristo e as divergências giram em torno desses mil anos.
Nem todos os cristãos acreditam que Jesus Cristo voltará literalmente à Terra para estabelecer um reino de paz e segurança que durará mil anos.
Quatro correntes escatológicas tentam explicar o significado do Milênio:
• Pós-Milenismo
• Pré-Milenismo Histórico
• Pré-Milenismo Dispensacionalista
• Amilenismo
Nesta terceira série veremos o ensino do Milênio segundo a visão Pré-Milenista Dispensacionalista.
O Pré-Milenismo Dispensacionalista é uma das quatro correntes que tentam responder à pergunta:
“Haverá um reino milenial depois que Cristo voltar?” Pré-Milenismo
O Pré-Milenismo Histórico e o Pré-Milenismo Dispensacionalista diferem, basicamente, na questão dos eventos. Enquanto no Histórico o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, os Dispensacionalistas os separam em duas fases.
O Pré-Milenismo crê que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá antes do Reino Milenar, quando então Cristo reinará por mil anos na Terra.
Segundo o Pré-Milenismo, ao contrário do Pós-Milenismo, a situação do mundo tende a piorar cada vez mais até a volta de Cristo.
Os Pré-Milenistas chamam o momento atual como a 'Era da Igreja', que é separada e totalmente diferente de Israel nos planos de Deus.
A semelhança entre as duas linhas de Pré-Milenismo é que ambas interpretam o Milênio de Apocalipse 20 como um período literal em que Jesus reinará na Terra depois da Segunda Vinda. A diferença é que o Pré-Milenismo Dispensacionalista crê num Arrebatamento antes da Tribulação. Durante a Tribulação Israel será preparada para aceitar o Messias e ser a base do Reino milenar.
O Pré-Milenismo Dispensacionalista considera que a era do