Resumo Poríferos e Cnidários
O filo porífera é classificado pelo tipo de espículas (estruturas de sustentação das esponjas) que apresentam .
- Classe Calcarea:espículas de carbonato de cálcio (calcaria).
-Classe Hexactinellidae: espículas de sílica.
-Classe Desmoponginae : fibras de espongina e/ou espículas de sílica .
Organização corporal dos Cnidários
Apresentam dois folhetos embrionários, sua simetria é radial e os espécimes possuem um compartimento digestivo interno chamado cavidade gastrovascular (gastro = estômago e vascular = relativo a vaso). Esta apresenta uma abertura (boca) que serve tanto para ingerir os alimentos quanto para eliminar os resíduos da digestão. Devido a isso, fala-se em sistema digestório incompleto.
Classificação e relação evolutiva dos Cnidários:
Está divido em cinco classes de organismos atuais e uma de fósseis:
-Antozoários: anémonas-do-mar e corais verdadeiros. Distinguem-se dos restantes cnidários por terem uma vida inteiramente séssil, sem estado livre de medusa, são cnidários polipóides, sem estágio medusal, a maioria dos antozoários é colonial, com pólipos geralmente pequenos.
-Cifozoários: medusas ou águas-vivas .São cnidários pelágicos, onde a medusa é a forma dominante.
-Cubozoa (cubozoários): medusas em forma de cubo. Típicos do Oceano Pacífico, são considerados os animais mais venenosos, responsáveis pela síndrome de Irukandji. São planctônicos filtradores, são predadores activos, com capacidade de deslocação própria, são dotados de visão
-Hidrozoários: algumas medusas.São medusóides ou polipóides ou exibem ambas as formas em seu ciclo de vida.
-Staurozoa: rochas e algas. Medusas que habitam regiões costeiras dos oceanos em zonas temperadas e estão fixas por tentáculos, Estes animais são típicos de águas frias e habitam as zonas intertidal e subtidal.
-Conulata: classe extinta, existiu entre os 550 a 200 milhões de anos atrás, tinham a forma de um cone de sorvete e viviam aderidas a superfícies