Resumo Porter
“Não podemos entender a vantagem competitiva sem analisar a empresa como um todo”, declara Porter. As verdadeiras vantagens das estratégias de custo e diferenciação devem ser encontradas na cadeia de atividades realizadas por uma empresa para oferecer valor aos seus clientes. E Porter sugere que você se volte para a cadeia de valor para conduzir uma detalhada análise estratégica e chegar a sua escolha.
Porter identifica cinco atividades primárias e quatro atividades secundárias que constituem a cadeia de valor de toda empresa. As cinco atividades primárias são:
1. Logística de entrada: Atividades associadas ao recebimento, armazenamento e distribuição de insumos, como manuseio de material, armazenagem, controle de estoque, programação de veículos e devoluções.
2. Operações: Atividades associadas à transformação de insumos no produto final, como usinagem, embalagem, montagem, manutenção de equipamento, teste. Impressão e operações de instalação.
3. Logística externa: Atividades associadas à coleta, armazenagem e distribuição física do produto aos compradores, como armazenagem de produtos acabados, manuseio de material, operação de entrega, processamento de pedidos e programação.
4. Marketing e vendas: Atividades associadas ao fornecimento de uma forma pela qual os compradores possam adquirir o produto e induzi-los a fazê-lo, como publicidade, promoção, venda cotação, seleção de canal, relacionamento no canal e definição de preços.
5. Serviços: Atividades associadas à oferta de serviços com intuito de ampliar ou manter o valor do produto, como instalação, reparo, treinamento, fornecimento de peças e ajustes ao produto.
As quatro atividades secundarias ou de apoio são:
1. Aquisição: atividades relacionadas à compra de matéria-prima, suprimentos e outros itens consumíveis, além de maquinas, equipamentos de laboratório, equipamentos de escritório e instalações físicas.
2. Desenvolvimento da tecnologia: Atividades relacionadas à