Resumo platão de atenas
INTRODUÇÃO
Platão é conhecido como um dos maiores filósofos antigos, sua vida e suas obras, principalmente diálogos filosóficos, são importantíssimos. Neste resumo, será falado um pouco sobre a vida memorável deste filósofo, seus conceitos de política, conhecimento, verdade, ética, estética e sua grande contribuição para a psicologia contemporânea. Sem esquecer sua tão famosa “teoria das idéias”, bem com seus diálogos platônicos, que em sua maioria, tem como personagem principal, seu mestre, Sócrates.
VIDA E FILOSOFIA
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a. C. e morreu em 327 a. C. Platão teve a educação comumente dada aos jovens aristocratas de sua época. Aos vinte anos conheceu Sócrates e aprendeu de seus ensinamentos durante oito anos tornando-se seu discípulo. Depois da morte de seu mestre, Platão viajou pelo mundo para se instruir, já em Atenas, no ano de 387 a. C., o filósofo funda a Academia, que em pouco tempo tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido tendo recebido grandes políticos e filósofos da época. Platão, ao contrário de seu mestre Sócrates, interessou-se pela política e pela filosofia política. O filósofo dedicou-se inteiramente a estudar a metafísica, ao ensino da filosofia e a redação de suas obras. Platão morreu em, provavelmente, em 348 ou 347 a. C. Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas. Platão escreveu muitos diálogos filosóficos, o personagem principal destes diálogos era Sócrates. As obras de Platão geralmente são classificadas em:
a) Diálogos da juventude ou socráticos;
b) Diálogos da maturidade;
c) Diálogos da velhice.
A TEORIA DAS IDÉIAS
Na teoria das idéias, Platão afirma a hipótese da existência de formas ou idéias que seriam os modelos eternos das coisas sensíveis. Cada coisa corpórea e mutável seria o que ela é por causa da essência que lhe serve de modelo. Por