Genetica
-------------------------------------------------
Curso: Farmácia Disciplina: FIS07046 – Física Aplicada à Farmácia
-------------------------------------------------
Semestre: 2010/2 Turma: 01
-------------------------------------------------
Horário: Segundas (14:00-18:00) Local: IC-1 – Sala 9
-------------------------------------------------
Teoria de Erros 1. Introdução O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida, etc.). Pretende-se aqui estudar esses erros e suas conseqüências, de modo a expressar os resultados de dados experimentais em termos que sejam compreensíveis a outras pessoas. Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real. 2. Erros e Desvios Algumas grandezas possuem seus valores reais conhecidos e outras não. Quando conhecemos o valor real de uma grandeza e experimentalmente encontramos um resultado diferente, dizemos que o valor obtido está afetado de um erro.
ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.Matematicamente: Erro = Valor medido Valor real |
Exercício: Mediu-se os ângulos internos de um quadrilátero e obteve-se 361,4. Qual é o erro de que está afetada esta medida?
Entretanto, o valor real ou exato da maioria das