Resumo: Plano Real
No capitulo 10 do livro de Economia Brasileira Contemporânea (de Getulio a Lula) do autor Nilson Araújo de Souza, expõe que o então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique, sentiu-se livre para colocar em ação seu primeiro programa de medidas econômicas, intitulado de PAI (Programa de Ação Imediata), que foi por ele nomeado de Programa da Verdade. A idéia do PAI era diagnosticar e ajustar a desordem financeira e administrativa do setor publico, os quais eran a principal causa da inflação no Brasil.
Este programa estava voltado ao combate da inflação, onde estacavam a elevação das s taxas de juros e onde haveria um forte corte nos gastos públicos. O plano Real foi um programa brasileiro, que por sua vez, tinha como idéia inicial aplicar o PAI, para cortar US$20 bilhões nos gastos públicos, que correspondia a 34,6% da receita liquida da União – descontando as operações financeiras e as transferências para Estados e Municípios.
Para garantir a eficácia do aperto entre os estados, estabeleceu-se uma legislação com a definição de novos parâmetros para a renegociação de suas dividas com o governo federal, a idéia era acelerar o processo de privatização e avançar na abertura de nosso mercado aos produtos estrangeiros.
O plano Real foi desdobrado em 8 etapas:
Renegociação de divida externa e suspensão da moratória;
Criação da “âncora monetária”, através da elevação de juros;
Criação da “âncora fiscal” e Fundo Social de Emergência;
Transição para a nova moeda, através da criação de uma unidade de conta, a Unidade Real de Valor (URV);
Criação da nova moeda, o real;
Criação da “âncora cambial”, por meio da valorização da moeda e aceleração da abertura econômica;
Implementação de um amplo programa de desestatização da economia;
Eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da Republica.
1ª Etapa: Renegociação da divida externa:
A suspensão da moratória da divida externa e sua