Republica Federativa do Brasil
Competitividade em Porter
Segundo Porter a produtividade dos recursos humanos determina o seu salário, enquanto que a produtividade que o capital é empregado determina o retorno que tem os investidores.
As condições de competitividades estão localizadas dentro de um país, em diferentes pontos para diferentes atividades.
Porter (1990 : 73), numa abordagem mais ampla, coloca claramente sua posição em relação aos países que competem no mercado global, ressaltando os fatores importantes para o entendimento dos mecanismos de busca da competitividade.
"Prosperidade nacional é criada, não herdada... A competitividade de uma nação depende da capacidade de sua indústria de inovar e atualizar-se. As companhias ganham vantagem competitiva contra os melhores competidores do mundo por causa da pressão e do desafio".
A seguir vamos acompanhar os fatores de produção e como o Brasil está incluído nestes fatores.
TERRA;
A atual crise econômica ameaça muitos países do Mundo. O Brasil tem se comportado dentro dos padrões econômicos clássicos, e apesar da voracidade do patotismo de seu Estado ineficiente, está sabendo aproveitar a maré vazante dos recursos naturais mais importantes da atualidade: o petróleo, o gás, e a terra produtiva. Os preços desses combustíveis estão batendo todos os seus recordes históricos, e certamente, nunca mais serão tão baixos como há poucos anos. Isto viabiliza a exploração de nossas caras reservas oceânicas, que a Petrobrás, sábia e oportunamente, soube cuidar. Talvez nos tornemos riquíssimos em combustíveis de alta virtude, que tanto nos endividaram nas décadas de 70 e 80. Já somos uma potência agropastoril, e estamos lucrando com a notável subida dos preços internacionais dos alimentos, que nunca mais serão aviltados, como no passado!... E os biocombustíveis que ninguém é capaz de produzir como nós. O petróleo e o gás, as boas terras de cultivo e a atmosfera em equilíbrio são recursos estratégicos para o