resumo planejamento 1
AMBIENTE EXTERNO: OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, COMPETIÇÀO NO SETOR (INDUSTRIA) E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA.
A maioria das empresas enfrenta ambientes externos cada vez mais turbulentos, complexos e globalizados. Para melhor enfrentar problemas de informações, geralmente ambíguas e incompletas, se utiliza um processo denominado análise do ambiente externo.
E sempre se lembrando que no mercado existem oportunidades (representadas por uma condição no ambiente geral que pode ajudar a empresa a alcançar a competitividade estratégica.) e as ameaças (são representadas por quaisquer condições no ambiente geral que possa vir a prejudicar os esforços da empresa para alcançar a competitividade estratégica.
Componentes da Análise Externa Investigação Minuciosa: Identificar precoce de sinais de mudanças e tendências do ambiente. Monitoramento: Interpretação do significado através de observações continua das mudanças e tendências do ambiente. Previsões: Desenvolvimento de projeções e de resultados antecipados com base no acompanhamento das mudanças e tendências. Avaliação: Determinação da ocasião e da importância das mudanças e tendências do setor para as estratégias e a administração da empresa. Segmentos do Ambiente Geral É constituído de segmentos (alem de elementos individuais) que são externos em relação a empresa. Apesar de o grau de impacto variar, esses segmentos do ambiente afetam cada setor e as empresas nele inseridas. Através de combinações adequadas, a empresa consegue alcançar a competitividade estratégica e auferir retornos superiores à média. Segmentos demográficos dizem respeito ao tamanho, idade, estrutura, distribuição geográfica, composto étnico e distribuição de renda da população. Segmentos econômicos A saúde econômica de uma nação afeta o desempenho de cada uma de suas empresas e industrias.Devido a isso, as empresas estudam o ambiente econômico para identificar mudanças, tendências e suas