Resumo- pesquisa em historia
DISCIPLINA: ...
PROFESSOR: ...
ACADEMICA: ...
KHOURY, Yara Maria Aun; PEIXOTO, Maria do Rosário da cunha; VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo. A pesquisa em história. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995, p.29-40.
A escolha e definição do tema é pensar o objeto e não apenas o assunto a ser estudado pelo pesquisador, na qual articula este com uma problematização do determinado estudo. Independente do ponto de partir utilizada é necessário utilizar uma referencia bibliográfica, alem disso uma reflexão metodológica. No entanto é comum presenciar, as expectativas dos alunos que ora buscam-se tema no âmbito de se direcionar as inquietações geradas pelo no próprio curso ora caminham no sentido de responder inquietações que lhe são colocadas hoje pelo social.
Em relação a investigação como resposta a inquietações acadêmicas preocupam-se em preencher a lacunas e muitas vezes ampliar discussões em seu próprio curso . Dentro dessa perspectiva é comum que os alunos busquem assunto relacionado a aspectos culturais. Sendo eles levado a definir seu objeto de estudo a partir marcos e temas cristalizado pela memória. Na maioria das vezes o marco e o tema aparecem como construção e como representação da fala do poder e não como elementos referenciais para a construção de um objeto, sendo este voltado a uma problemática e não o preenchimento de uma lacuna.
No entanto envolve a investigação como resposta a questões colocadas pela própria experiência cabe ressalta que embora, muitos pesquisadores trabalhe temas considerados relevantes e ate mesmo de interesse imediato para a sociedade, pode no entanto correr o risco de esvaziar o conteúdo social e político. Este fato é condicionado em relação apenas seleção de bibliografia e reflexão teórica deixando de lado outras fontes entre elas muitas vezes a fontes orais garantindo certa subjetividade.
No que diz respeito a delimitação progressiva do tema tem se dado de forma diferentes e por motivos diferentes