Resumo pcn matematica
LDB 1996
DCNEM1998.
PCN 1997 EF
Reforma do EM em 1999
PCN EM 1999
PCN+ 2002
Orientações Curriculares 2006
Objetivos gerais
Os PCN são referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular, reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da co-responsabilidade entre todos os educadores.
Eles auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo.
São considerados conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os objetivos gerais do EF e EM e os objetivos do ensino-aprendizagem de matemática nortearam a elaboração dos PCN.
Utilizam a idéia de O,C, M de DÁmbrosio, ( objetivos, conteúdos e métodos) e colocam a avaliação em discussão na elaboração do currículo.
Ensino Fundamental-EF
Objetivos da matemática e suas relações com os conteúdos
Os objetivos evidenciam a importância de o aluno valorizar a matemática como instrumental para compreender o mundo à sua volta e de vê-la como área do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Adotam como critérios para seleção dos conteúdos sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática apresentam os objetivos em termos das capacidades a serem desenvolvidas em cada ciclo,