Resumo "Paridade Poder de Compra, Renda per Capita e outros indicadores econômicos
Para a determinação da PPC de um país específico (PPCj), há um fator de conversão da moeda deste país em dólares americanos para uma determinada cesta internacional. Já a PPC* relaciona a taxa de câmbio da moeda local em relação ao dólar americano, isto é, utiliza-se a PPC para correção da taxa de câmbio do dólar americano (como é um índice, quando for maior que 100, há menor poder de compra do dólar americano neste país específico, e vice-versa).
O Banco Mundial utiliza alguns indicadores mensurados em PPC. O PIB per capita veiculado à Paridade de Poder de Compra, ou seja, o PIB total é difundido em moeda local e em dólares americanos correntes e constantes, além da PPC. Esse método é mais recomendado para comparações internacionais por representar uma melhor proximidade que àquela utilizada pelo PIB per capita em dólares americanos (no texto de Kilsztajn há o exemplo do PIB per capita no Japão em 1994 em que esse era superior na faixa de 45% comparado ao PIB per capita americano. Como o poder de compra do dólar americano no Japão era muito menor que nos Estados Unidos, então o PIB per capita japonês em dólares internacionais equivalia a cerca de 86% do PIB per capita americano).
Há também outras relações específicas importantes relacionadas à PPC. Como o poder de compra do dólar americano nos países subdesenvolvidos é maior, a PPC* permite a correção de desvios das taxas de câmbio do dólar americano em relação ao seu poder de compra em cada um dos diferentes países. No caso da relação entre PPC e Renda Per Capita, quando há algum tipo