Resumo: origem da vida
A origem das coisas e dos seres.
A teoria da Grande Explosão está entre as teorias sobre as condições inicias do Universo. Ela defende que o Universo originalmente era pequeno com alta densidade e temperatura. A partir desse evento pode-se resumir as etapas de expansão do universo assim:
• Formação das partículas mais elementares da matéria;
• Formação dos prótons e nêutrons, as partículas constituintes dos átomos;
• Produção dos átomos mais simples, como os de hidrogênio e de hélio;
• Formação das nuvens de matéria que originaram galáxias e estrelas;
• Formação dos sistemas planetários, incluindo o Sistema Solar e a Terra.
(Tabela, tirar xérox.)
Formação da Terra Há evidências que a Terra tenha se originado a aproximadamente 4,5 bilhões de anos, no mesmo período que o Sistema Solar. No início a Terra era quente e fundida até que foi se resfriando e formando a sua primeira camada, que no final se tornou uma única camada continental (Pangea).
Os vestígios de vida mais antigos Cientistas acreditam que os primeiros vestígios foram formados por bactérias fotossintetizantes, constituídas por células isoladas ou reunidas em filamentos. Na Austrália foram encontrados estromatólitos estimados em cerca de 3,5 bilhões de anos. Especialistas consideram que os mais antigos fósseis de bactérias foram formados há 1,9 bilhões de anos no Canadá. Esses vestígios não apresentam os mais antigos da Terra, pois já tinham uma estrutura celular ausente nos primeiros seres vivos.
Como teria surgido a Vida no Planeta Segundo a teoria mais aceita, as condições atmosféricas e geológicas teriam produzido moléculas orgânicas . Algumas dessas moléculas teriam formados unidades isoladas capazes de se reproduzirem e comportassem com entidades vivas.
Primeiras ideias sobre o aparecimento dos seres vivos A biogêneses é a ideia de que todo ser vivo provém da reprodução. Portanto cada um teve outro ser como ancestral. A