Resumo origem da vida

1084 palavras 5 páginas
A Origem da Vida
Agora que já sabemos a provável origem do nosso planeta, outra dúvida que persistia era como teria surgido a vida em nosso planeta. Para responder essa pergunta várias teorias já foram criadas.
Criacionismo: explica o surgimento da vida a partir da vontade de um criador divino
Abiogênese ou Geração Espontânea: aceita até meados do século XIX, afirma que a vida pode ser gerada espontaneamente de matéria bruta, inanimada.
Biogênese: É a teoria aceita pela comunidade cientifica e diz que a vida somente pode ser produzida por outra vida pré-existente;

Provando a Biogênese...
Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior de frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saíam ativamente dos frascos abertos.
Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros "vermes" deslocando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponível. Nos frascos fechados, porém, onde as moscas não tinham acesso à carne em decomposição, esses "vermes" não apareciam. Redi, então, isolou alguns dos vermes, que surgiram no interior dos frascos abertos, observando-lhes o comportamento e observou que depois de um tempo tornavam-se moscas.

Do experimento de Redi é fácil concluir que os "vermes" representam uma etapa do ciclo de vida de uma mosca e que, portanto, originam-se de vida preexistente.
A carne em putrefação não constituía, como supunham os defensores da geração espontânea, uma "fonte de vida" dotada de um "princípio ativo" organizador; a fonte de vida eram seres vivos (moscas) que já existiam.
Este experimento fortaleceu a teoria da Biogênese, porém a Abiogênese ainda era utilizada para explicara origem de micro-organismos.
Foi somente em meados do século XIX que o cientista francês Louis Pasteur refutou

Relacionados

  • Resumo: origem da vida
    1325 palavras | 6 páginas
  • Origens Da Vida Resumo
    1130 palavras | 5 páginas
  • resumo origem da vida
    8015 palavras | 33 páginas
  • Resumo Origem da Vida
    10017 palavras | 41 páginas
  • Resumo Origem da Vida
    1586 palavras | 7 páginas
  • RESUMO DO DOCUMENTÁRIO ORIGENS DA VIDA
    333 palavras | 2 páginas
  • Resumo Prova Origem da Vida UFABC
    3016 palavras | 13 páginas
  • resumo da origem a vida como tudo começou
    3092 palavras | 13 páginas
  • Resumo sobre a origem das células e da vida
    2205 palavras | 9 páginas
  • A origem da vida - resumo do documentário da history channel
    539 palavras | 3 páginas