Resumo Origem da Vida
Surgimento dos seres vivos : Abiogênese X Biogênese :
Geração Espontânea ou Abiogênese : Acreditava-se que os seres vivos poderiam surgir não apenas por meio do processo reprodutivo, mas que existiria também a possibilidade de eles serem formados espontaneamente da matéria bruta. Os defensores dessa ideia supunham que certos materiais poderiam conter um " princípio ativo", ou seja , uma "força vital" capaz de comandar um conjunto de reações que determinavam a transformação do material inanimado em organismo vivo.Muito defensores da Abiogênese afirmavam que patos poderiam nascer do lodo das lagoas e que dos restos da pele de cobra , espalhados pelo chão, nasceriam muitas cobras.
Biogênese : Francesco Redi, não concordando com a teoria anteriormente apresentada , realizou trabalhos para comprovar que a vida não surgia de matéria inanimada.Com uma série de experimentos provou que larvas de insetos, como as das moscas desenvolviam na putrefação de cadáveres, originavam-se dos ovos ali depositado por outras moscas. Isso contrariava a crença de que os "vermes"(larvas de moscas) surgiam espontaneamente de carne podre.
A volta da Abiogênese : Antonie van Leeuwenhoek começou a identificar bactérias, protozoários e leveduras presentes na água , nos lagos e em diversas regiões do corpo humano, como boca, dentes, saliva e fezes. Suas descobertas fortaleceram novamente a Geração Espontânea , pois muitos cientistas da época acreditavam que os organismos microscópicos poderiam se originar do "princípio ativo" da matéria bruta. Micro-organismos de Needham e Spallanzani : Neehdam apoiaram a teoria da Abiogênese. Vários recipientes com caldos nutritivos de carne foram aquecidos e