RESUMO DO DOCUMENTÁRIO ORIGENS DA VIDA
O Reino Animalia é definido segundo características comuns a todos os animais: são organismos Eucariontes multicelurares heterótrofos, e que primitivamente, obtêm seus alimentos do meio onde vivem por ingestão.
Dentre as inúmeras características podemos destacar a capacidade de se movimentar e é justamente o movimento o assunto enfatizado no documentário.
Eles destacam a importância dos Cnidários que revolucionaram o mundo animal quando “inventaram as redes elétricas”, é isso que são os nervos.
O que nos diferencia é a capacidade de nos mover, os Cnidários podem ter dado os primeiros passos.
O cientista Suíço Abraham Trembley, naturalista, estudando a vida em um lago, percebeu em um organismo verde semelhante a uma planta, que ele imaginava ser um capim. De repente ele viu os tufos se mexerem, então decidiu realizar um pequeno experimento despejando minúsculos fragmentos na água e percebeu que o pequeno ser movimentava-se como que capturando uma presa, com isso ele atestou a importância dos Cnidários para os estudos principalmente com o uso dos movimentos para se alimentar.
Foram eles os primeiros a desenvolverem tentáculos sensíveis, nesses tentáculos encontram-se os cnidoblastos que, são estruturas responsáveis pela defesa contra predadores e também pela captura de alimento. Concentrados principalmente ao redor da boca e nos tentáculos, os cnidoblastos possuem em seu interior um líquido tóxico capaz de paralisar e matar os animais que servem de alimento para os cnidários (como peixes, crustáceos e vermes).
No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
Com toda essa evolução nos movimentos do Reino Animal, os Cnidários caçam, lutam entre si e constroem grandes estruturas tudo isso com músculos