Resumo obetivo da contabilidade
A Contabilidade é sem sombra de duvidas informações sobre a situação econômico-financeira da empresa, ou seja, é o ato de ter que fazer alguns controles gerenciais, a fim de melhorar administrar os recursos e as despesas da mesma.
Ela tem a função administrativa muito importante na gestão da empresa, sua função é registrar todas as transações monetárias e informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira da entidade em um determinado momento.
Por meio dessas informações, o sócio-gerente estará apto a tomar decisões, saber se o momento é propicio para novos investimentos, ou se deverá face á conjuntura, entrar num processo de contenção de despesas.
O registro adequado dos fatos econômicos permite, também, acompanhar a situação financeira da empresa, orientando-a sobre eventuais desequilíbrios das contas a pagar e receber; saber se os estoques estão exagerados; e serve para a comprovação do pagamento de uma divida, eventualmente, indevidamente solicitada.
Os fatos registrados pela contabilidade fornecem também, quando solicitados, informações a outros usuários interessados, direta ou indiretamente, na “saúde financeira” da entidade, são informações contábeis importantes para terceiros, exemplos: * Aos Fornecedores – estabelecer relacionamento sólido, de confiança, para avaliar se tem condições de saldar o compromisso. * Aos Bancos – Em caso de um financiamento o banco faria uma analise do histórico econômico-financeiro da empresa, de sua rentabilidade e da sua capacidade de pagamento. * Ao Governo – levantamentos estatísticos e socioeconômicos. Verificar se o imposto recolhido esta coerente com o movimento da empresa. * Aos Administradores – permitir medir os resultados da empresa, acompanhar o comportamento dos gastos e das receitas de forma analítica a partir do balancete mensal e da apuração de resultados. * Aos Clientes – interesse sobre informações operacional da empresa,